

Açores
Trilhos do Mar
O Arquipélago dos Açores é composto por 9 ilhas mágicas, levando a conversa sempre ao tema de qual a mais espetacular. A Natureza viva das Ilhas convida-nos a mergulhar nos trilhos e explorar a região da forma mais imersiva possível.
Neste roteiro de 9 dias, escolhemos 3 Ilhas do Grupo Central para passear em estilo de Trail Run. É nas Ilhas de São Jorge, Faial e Pico que nos vamos aventurar e onde vamos experienciar alguns dos mais impressionantes cenários dos Açores.
A viagem começa com uma travessia na Ilha de São Jorge e as suas Fajãs, seguida de 2 dias na Ilha do Faial. Despedimo-nos das Ilhas com a subida ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico.
Inclui:
-
8 noites de alojamento (regime de quarto partilhado)
-
Todos os pequenos-almoços, 1 alomoço picnic, 3 jantares
-
Tour de Whale Watching (Ilha do Pico)
-
Todos os transportes necessários nas Ilhas de S. Jorge, Faial e Pico, e entre ilhas
-
Transporte das malas entre alojamentos.
-
Acompanhamento Guia
-
Seguro
Não Inclui:
-
Voos
-
Refeições não mencionadas nas incluídas
-
Upgrade para quarto insividual (35€/noite, extra)
-
Atividades e visitas não mencionadas no programa
-
Upgrade no seguro básico de viagem
-
Despesas pessoais
Dia a dia
Dia 1 | Chegada à Ilha de São Jorge
Neste primeiro dia marcamos encontro na Ilha de São Jorge e somos recebidos por um jantar cheio de produtos locais, numa adega típica da Ilha.
Aproveita para descansar e ultimar os preparativos antes de nos lançarmos aos trilhos.
Pernoita: Bungalows, Urzelina
Dia 2 | Da Vila do Topo, pelas Fajãs do Sul
Hora de nos lançarmos aos trilhos de São Jorge! Reforçados de um pequeno-almoço recheado seguimos viagem rumo à Vila do Topo, para cruzar a ilha de sul para norte, percorrendo algumas das suas mais emblemáticas fajãs.
A íngreme descida funciona como um convite para acelerar o passo à medida que nos aproximamos da Fajã de São João e das suas casinhas de pedra com o mar como pano de fundo. É num constante sobe e desce que continuamos a rolar em direção à Fajã dos Vimes, para chegar à sua vizinha e nos sentarmos à mesa com vista sobre o Pico.
Distância: 20 kms | D+: 1.060 m | D-: ?? m | Duração: 5 a 7 horas
Pernoita: Hotel, Fajã dos Bodes
Dia 3 | Dos Vimes a Santo Cristo
Para aquecer as pernas, nada melhor que um trote junto ao mar. É assim que começamos o dia, que nos vai levar ao topo desta crista que é a Ilha de São Jorge. Subimos os degraus escavados na rocha, sob densa vegetação, para virar a parede da Ilha que olha o Pico.
Daí descemos a encosta Norte para chegar a uma das mais bonitas fajãs de S. Jorge, a de Santo Cristo, onde vamos descansar corpo e mente.
Distância: 16,5 kms | D+: 950 m | D-: 950 m | Duração: 4 a 6 horas
Pernoita: Guesthouse, Fajã da Caldeira de Santo Cristo
Dia 4 | Pela encosta Norte de São Jorge
Pequeno-almoço tomado, forças recuperadas! Fazemos os primeiros quilómetros pelo estradão com passagem pelas fajãs dos Tijolos, do Belo e por fim dos Cubres.
Daqui subimos e percorremos a cadeia montanhosa da zona central da ilha, com aproximação aos picos mais elevados de São Jorge, até à descida final ao nosso destino, a Fajã do Ouvidor. Nada como terminar o dia com um mergulho na Poça e uma refeição tipica.
Distância: 21 kms | D+: 870 m | D-: 860 m | Duração: 5 a 7 horas
Pernoita: Bungalows, Urzelina
Dia 5 | De Velas à Horta (Ilha do Faial)
Hoje é dia de descansar as pernas do Trail! Juntamos o descanso ao dia em que nos despedimos da Ilha de São Jorge e fazemos a travessia de barco que nos vai levar à Ilha do Faial.
Aproveitamos a tarde para uma caminhada tranquila aos montes que se erguem em frente à Horta.
Pernoita: Hotel, Horta
Dia 6 | Trilho dos 10 Vulcões
Energias recuperadas, a viagem de carro leva-nos ao inicio do nosso percurso, no centro da Ilha, a pouco mais de mil metros de altitude, a caldeira do Faial nos recebe com um cenário impressionante.
Dali partimos para os poucos mais de 20 km de um dos mais bonitos trihos dos Açores, percorrendo os 10 principais e mais recentes vulcões existentes no alinhamento fissural do Capelo.
É no parque Florestal do Capelo que teremos à nossa espera umas delicias tipicas da região, para nos dar fora para o sobe e desce até ao gigante Vulcão dos Capelinhos.
Distância: 21,5 kms | D+: 970 m | D-: 1.760 m | Duração: 5 a 7 horas
Pernoita: Hotel, Horta
Dia 7 | Da Horta ao Pico
Maravilhados com a paisagem do Faial, voltamos ao mar em direção à terceira e última Ilha da viagem, o Pico. Desde a Madalena partimos à descoberta de baleias que habitam aquelas águas e, com sorte, podemos avistar alguns dos maiores seres vivos do planeta.
O dia serve de descanso para o que vem amanhã, resta-nos jantar e recolher à Guesthouse.
Pernoita: Guesthouse, Madalena
Dia 8 | Pico. Do Mar à Montanha
O dia começa com um trote leve junto ao mar, ideal para aquecer as pernas para o desafio que se segue. Aos 3 km somos interrompidos por uma sucessão de muros de pedras negras, empilhadas à mão, umas sobre as outras, ao longo de séculos, no Lajido da Criação Velha, classificado, em 2004, como Património Mundial pela UNESCO.
Passada a vinha, as atenções focam-se no destino final, aquela imensa Montanha à nossa frente, a maior de Portugal, com 2 351 metros. Ao contrário do que seria de esperar, a subida revela-se suave, pois em vez de trepar monte a cima, os caminhos serpenteiam à volta do mesmo até chegar à casa da Montanha. Dali resta-nos a subida em passo lento ao topo de Portugal, a Montanha do Pico.
Do topo lembramos toda esta aventura que passámos e descemos para nos levarem de volta à Madalena e brindarmos à mesa às memórias que vamos levar para casa.
Distância: 28 kms | D+: 2.400 m | D-: 1.250 m | Duração: 7 a 9 horas
Pernoita: Guesthouse, Madalena
Dia 9 | Regresso
Hoje marca o regresso a casa. Obrigado por teres alinhado nesta aventura comigo!
Até à próxima viagem!
Informações importantes:
-
Todas as informações acerca do material importante para a viagem serão enviadas após a inscrição.
-
Aquando a inscrição, é pedido um pagamento de 30% para confirmação. Restantes 70% a pagar até 60 dias antes da data inicial da viagem.
-
O cancelamento pode ser feito sem qualquer custo até 60 dias antes da viagem. Depois desse prazo, são retidos os primeiros 30%.