top of page
DJI_0695 (1).jpg

Açores
 

Entre Mar e Crateras
 

O trail das Ilhas do Triângulo nos Açores é uma aventura de 9 dias pelas ilhas de São Jorge, Faial and Pico - três ilhas marcadas pelos seus vulcões, falésias e pelo ritmo do Atlântico.

Começamos em São Jorge, seguindo trilhos que serpenteiam entre encostas verdes e íngremes e as famosas fajãs encostadas ao mar.

Os dias desenrolam ao nosso ritmo - a correr, caminhar, respirar, conversar. As noites trazem comida reconfortante, a brisa do oceano, e descanso. No Faial, atravessamos crateras ancestrais, rochas vulcânicas e terminamos o dia nos Capelinhos, onde a terra encontra o mar.

No Pico, fazemos uma pausa. Avistamos as baleias que atravessam o canal. Caminhamos pelas vinhas centenárias. E lentamente, passo a passo, fazemos o nosso caminho até ao topo da montanha que vigia as três ilhas.

 

Tudo flui. Os caminhos, as refeições, as travessias. É uma viagem em que os essenciais estão garantidos, para poderes estar totalmente presente - no movimento, na paisagem, e em cada momento vivido.

Esta não é só uma viagem de trail - é uma conexão profunda com o ritmo destas 3 ilhas, as suas histórias e paisagens deslumbrantes. É uma experiência completa para amantes da natureza, exploradores e aqueles que procuram uma jornada que vai para além do nosso horizonte.

9 dias e 8 noites

100 kilómetros

1.200 €

6 - 12 pessoas

Incluído
 
  • 8 noites de alojamento (regime de quarto partilhado com casa de banho privada) em guesthouses e pousadas

  • Todos os pequenos-almoços, 5 almoços on-the-go e 3 jantares

  • Todos os transportes necessários nas e entre ilhas​​

  • Transporte das malas entre alojamentos

  • Tour de observação de baleias

  • Acompanhamento líder de viagem 

  • Seguro básico​​​​

Não incluído
 
  • Voos

  • Refeições não mencionadas nas incluídas

  • Upgrade para quarto individual (35€/noite, extra)

  • Atividades e visitas não mencionadas no programa

  • Upgrade no seguro básico de viagem 

  • Despesas pessoais​​

Datas disponíveis

25 de Abril a 3 de Maio | Trail Running

Trail-Açores_mapahorizontal.png

Itinerário

Dia 1 – Chegada a São Jorge

Encontramo-nos em São Jorge - uma ilha verde, selvagem onde as falésias caem no mar. A viagem começa com um Jantar de boas-vindas numa adega antiga, onde o cheiro a madeira, vinho e comida local define o tom da noite. É a calma antes dos trilhos. Tempo de abrandar, sentir o ritmo desta ilha e preparar para os trilhos que aí vêm!

Chegada ao hotel: Transfer do Aeroporto de São Jorge

Pernoita: Urzelina, São Jorge

Dia 2 – Do Topo à Fajã dos Vimes

É hora de nos fazermos aos trilhos de São Jorge! Depois de um pequeno almoço reforçado, começamos a nossa viagem na ponta Este da ilha, na pequena aldeia Topo. É lá que largamos o carro e pomos a pernas a funcionar. Atravessamos as Fajãs mais emblemáticas - pequenas planícies junto ao mar, debaixo das falésias que foram originalmente criadas por lava ou deslizamento de terras.

As descidas íngremes convidam-nos a acelerar o ritmo quando nos aproximamos da Fajã de São João, com as suas pequenas casas de pedras e o mar como imagem de fundo. Daí continuamos num constante sobe e desce até chegarmos à Fajã dos Vimes, até terminarmos o dia na Fajã vizinha. Agora só nos resta relaxar e desfrutar de especialidades locais com vista para a montanha do Pico - um lugar de silêncio, teares manuais, e café plantado junto ao oceano.

 

Distância: 20 km | D+: 1.060 m | D-: 1.000 m

Duração: 6 a 7 horas

Pernoita: Fajã dos Bodes, São Jorge

Dia 3 – De Vimes a Santo Cristo

Não há nada melhor do que uma corrida lenta junto ao mar para aquecer as pernas. É assim que iniciamos o nosso dia, a levar o grupo para o topo da Ilha do Dragão. Subimos as escadas de pedra esculpidas nas rochas, debaixo de vegetação densa, enquanto derrotamos esta parede que olha para a Ilha do Pico. Aí conseguimos finalmente ver a paisagem do outro lado – vistas abertas, cruas e remotas.

Atravessamos a encosta Norte da ilha num dos trilhos mais aclamados da região para chegarmos à mais deslumbrante Fajã de São Jorge, Santo Cristo, onde descansamos o corpo e a mente. Aqui, o tempo abranda.

 

Distância: 16,5 km | D+: 950 m | D-: 950 m

Duração: 4 a 6 horas

Pernoita: Fajã da Caldeira de Santo Cristo, São Jorge

Dia 4 – Pela Encosta Norte de São Jorge

Pequeno almoço tomado, forças recuperadas! Fazemos os primeiros quilómetros junto ao mar na estrada de terra que liga Santo Cristo à Fajã dos Cubres. Daí subimos e corremos pela Serra na zona central da Ilha, aproximando-nos dos pontos mais altos de São Jorge, antes de iniciarmos a nossa descida até ao destino de hoje. Vistas abertas, céus limpos, e uma descida longa até à Fajã do Ouvidor, onde o mar nos convida a um mergulho.

E terminamos a etapa de hoje da melhor forma possível, sal na nossa pele e a desfrutar de uma refeição local com a satisfação de mais uma etapa cumprida.

Distância: 21 km |D+: 870 m | D-: 860 m

Duração: 5 a 7 horas

Pernoita: Urzelina, São Jorge

Dia 5 – De Velas à Horta (Ilha do Faial)

Hoje o ritmo muda. Uma pausa do trail! Um barco leva-nos de São Jorge ao Faial, e nós sentamo-nos, aproveitamos e esperamos que as ondas sejam amigas. Instalados na Horta, fazemos uma pequena caminhada nas suas colinas junto ao mar.

 

Pernoita: Hotel, Horta

Dia 6 – Trilho dos 10 Vulcões

Energias recuperadas, o carro leva-nos ao centro da ilha, o ponto de início da nossa etapa. Um pouco acima dos 1.000m de altitude, a Caldeira do Faial recebe-nos com o cenário mais impressionante.

Daí começamos a nossa jornada de 20 kms de um dos trilhos mais bonitos dos Açores, a correr e caminhar pelos 10 vulcões que existem no alinhamento da fissura de Capelo. É um caminho de fogo e tempo — solo suave, rochas negras, crateras silênciosas.

No Parque Florestal do Capelo, um picnic típico vai estar à nossa espera, para reforçar os nossos corpos para o sobe e desce do trilho que nos leva ao gigante Vulcão dos Capelinhos.

 

Distância: 21 km | D+: 970 m | D-: 1.760 m

Duração: 5 a 7 horas

Pernoita: Hotel, Horta

Dia 7 – Da Horta ao Pico

Fascinados pelas maravilhas do Faial, voltamos ao mar e atravessamos o canal que separa a Ilha da Montanha do Pico, a terceira e última ilha que iremos visitar nesta aventura. Usamos a pausa dos trilhos para explorer o mar, em busca de baleias e, com sorte, observamos alguns dos maiores seres vivos deste planeta.

Este dia de descanso é perfeito para o desafio que iremos enfrentar no dia a seguir!

 

Pernoita: Madalena, Ilha do Pico

Dia 8 – Pico. Do Mar à Montanha

O dia começa com uma corrida lenta junto ao mar, ideal para aquecer para a subida que temos à nossa frente. No quilómetro 3, somos interrompidos por uma série de muros de pedra centenários, feitos à mão por agricultores. Estamos no Lajido da Criação Velha, parte integrante da paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – Património Mundial da UNESCO.

Depois de atravessarmos esta vinha histórica, o nosso foco muda para a montanha que está à nossa frente, a mais alta de Portugal, com 2.351m de altitude. Ao contrário do que possas imaginar, a subida demonstra-se relativamente suave, pelas estradas de terra que nos levam até à Casa da Montanha. De lá só nos resta uma caminhada mais lenta até ao topo de Portugal: a Montanha do Pico.

No topo partilhamos e recordamos todas as memórias que colecionámos com esta aventura! Regressamos à Madalena e brindamos aos últimos dias de aventura.

Distância: 31 km | D+: 2.410 m | D-: 1.100 m

Duração: 6 a 8 horas

Pernoita: Madalena, Ilha do Pico

Dia 9 | De volta a casa

Hoje fazemos caminho de volta a casa. Obrigada por virem comigo nesta aventura!

Até à próxima viagem!

bottom of page